Sheik do Óleo - Troca de Fitros, Óleos e Lubrificantes Automotivos em São Paulo / SP
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Qual a importância de trocar o óleo do carro no momento correto

Para evitar manutenções desnecessárias e gastos, é importante trocar o óleo do carro no tempo determinado para evitar gastos futuros.

Seu automóvel se tornou um item essencial para o dia a dia em seu trabalho ou para seus passeios nos finais de semana. Inevitavelmente traz despesas de manutenção ao longo do tempo, principalmente quando a manutenção do veículo não é realizada corretamente e no tempo certo, como a troca de óleo. Para evitar manutenções desnecessárias e mais gastos, saiba agora o motivo de trocar o óleo do carro no tempo correto para evitar despesas futuras.

Óleo do Motor:

O óleo do automóvel é essencial para lubrificar, limpar e refrigerar o motor, e tem seu desempenho prejudicado quando não é trocado no prazo correto. Para o motor, existem hoje no mercado três tipos de óleo: sintético, semi-sintético e mineral. O óleo sintético é produzido por reações químicas, e é considerado o óleo mais puro; já o óleo mineral é adquirido através de diversos componentes extraídos do óleo e, o semi-sintético, é conhecido por ser feito a partir de uma mistura dos dois outros óleos. Por isso, a primeira dica em relação ao óleo do motor é evitar misturar óleos diferentes no seu carro, escolhendo aquele que melhor se adapta ao seu veículo e ao seu bolso. 

Manutenção do Óleo:

Verificar a quantidade de óleo no motor regularmente evita problemas e gastos desnecessários no futuro. O ideal é identificar o nível do lubrificante no motor uma vez ao mês e, caso seja um carro muito antigo, é indicado verificar este nível duas vezes por mês e completar com o mesmo tipo de óleo sempre que o nível estiver baixo.

É indicado também trocar o filtro de óleo quando for feita a troca total do óleo do motor, pois o filtro armazena sujeira e pode não ser boa ideia mantê-lo sujo com óleo novo e limpo. A validade de cada óleo dentro do motor de acordo com o fabricante e o tipo de óleo: muitos devem ser trocados após 5 mil km rodados, e outros após 10 mil km rodados. Para quem não rodar esta quilometragem em pouco tempo, a recomendação é trocar a cada seis meses, evitando que os componentes químicos do óleo percam a eficiência e, consequentemente, danifiquem partes do motor do carro, em casos extremos.

Óleo da caixa de câmbio:

Para a caixa de câmbio de carros automáticos, a indicação de especialistas é sempre trocar o óleo a cada 40 ou 60 mil km rodados, ou de acordo com as orientações constantes nos manuais automotivos de acordo com as montadoras. 

1. Verificar o óleo

O óleo lubrificante é muito importante para que as peças do sistema de lubrificação não entrem em atrito e se desgastem com mais facilidade.

A quilometragem adequada para a troca do óleo e o lubrificante indicado para cada modelo de automóvel estão descritos no manual do fabricante, que deve estar sempre estar guardado em local de fácil acesso. Cada motor utiliza um tipo específico de lubrificante, ao realizar a troca deve ser utilizado um produto com as mesmas especificações. Nunca devem ser misturados dois modelos de óleo.

O aconselhável é que um profissional especializado realize a troca de óleo, pois, se o lubrificante pingar no motor, ele pode afetar velas, câmara de combustão e catalisador.

Mesmo que ainda não seja a hora de trocar o óleo, é importante conferir o seu nível. Para medi-lo, o motorista deve estar em local plano, esperar pelo menos cinco minutos após desligar o carro (quando o óleo está quente é comum de que seu nível reduza e dê a falsa impressão de que precisa ser reposto), tirar a vareta do motor e limpá-la muito bem para não ficar nenhum resíduo, colocá-la e retirá-la novamente para conferir se o óleo está entre o mínimo e máximo do nível.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o correto é que o líquido esteja bem no meio das marcações. Se estiver acima do máximo, pode vazar e danificar outros componentes e abaixo do mínimo, o funcionamento do motor pode ser prejudicado, devido a falta de lubrificação.

2. Evitar aditivos no óleo

Você acha que aditivos no óleo são eficazes? Então, saiba que além de ser um desperdício de dinheiro, colocar aditivos extras no lubrificante pode comprometer as suas propriedades, já que ele já tem a fórmula ideal para manter a lubrificação adequada das peças. Essa prática pode ainda gerar a formação de depósitos e, caso o automóvel seja novo, promover a perda da garantia.

3. Trocar o filtro de óleo

Essa peça tem como função separar os resíduos que contaminam o óleo, como partículas metálicas que surgem com o atrito das peças do motor, entre outras impurezas. Durante a passagem pelo filtro, as impurezas maiores ficam retidas.

Em um determinado momento, o filtro ficará carregado de sujeira e dificultar a passagem de óleo. O resultado? Falhas na lubrificação. A situação pode ficar ainda pior caso o filtro fique totalmente bloqueado por impurezas e não permita a passagem do óleo, o que pode gerar danos graves ao motor.

Para saber o período exato para a troca do filtro de óleo, é recomendado também consultar o manual do veículo. Alguns fabricantes aconselham a substituição com óleo, para que o lubrificante novo não se misture com os resíduos do filtro antigo.

4. Ficar atento à luz do painel

A maioria dos motoristas tem uma falsa ideia de que quando a luz de alerta do óleo acende no painel é a indicação de que o nível do óleo está abaixo do mínimo. Mas nem sempre esse é o motivo!

Ela também pode indicar problema no sistema de lubrificação, independentemente do nível de óleo, como a falta de pressão no sistema por defeito na bomba de óleo, canal de lubrificação entupido (devido ao óleo ter ficado muito denso e virado borra) ou que existe o excesso de folga entre partes móveis do motor e o desgaste excessivo das peças.

É importante sempre ficar atento à luz de óleo do painel, ela deve apagar quando o motor começa a funcionar. Se demorar para desligar ou permanecendo acesa, é um aviso de que algo está errado com o sistema. 

5. Ficar atento aos vazamentos

Vazamentos de óleo no chão também são indícios de que existe algum problema sistema de lubrificação, entre eles, pode estar o excesso de óleo, folga ou desgaste no tampão do cárter (o reservatório do óleo), ou até mesmo problemas de encaixe ou defeito de fabricação de seu filtro de óleo. Ao notar vestígios do lubrificante no solo, o ideal é se dirigir a nossa loja “Sheik do óleo Super troca de óleo especializada, ou ligue para 11.3858-5209, para que possamos verificar a causa correta do vazamento.

6. Ficar atento aos ruídos

Ruídos provenientes do atrito de peças metálicas são um sinal de que a lubrificação desses itens não está ocorrendo da maneira adequada. No momento da partida, é preciso ficar atento a sons incomuns. Se surgir algum barulho diferenciado, é sinal de que o veículo deve passar por um check-up o mais rápido possível.

7. Fazer a manutenção preventiva

O sistema de lubrificação é composto pelos seguintes componentes: bomba, filtro de óleo, pescador de óleo, cárter, radiador de óleo, vareta do nível do óleo e óleo. Todos eles precisam ser analisados com frequência para garantir o funcionamento correto do veículo e a segurança no trânsito.

Muitas vezes, a manutenção preventiva não recebe a devida atenção, mas é um procedimento que pode evitar que problemas simples se agravem e gerem altos custos para o proprietário. Criar um calendário com a programação de preventivas e lembretes ajuda a manter as revisões sempre em dia, e, consequentemente ampliar a vida útil do veículo.

Agora que você já sabe como tudo sobre o sistema de lubrificação do seu automóvel, para mantê-lo em perfeito estado, siga as dicas passadas e em caso de dúvida ou para realizar qualquer serviço automotivo em seu automóvel, ligue-nos  no número 11.3858-5209, ou venha em nossa loja, “Sheik do Óleo” na Avenida Engenheiro Caetano Álvares 1820 – Casa Verde – Zona Norte de São Paulo – SP, teremos o maior prazer em bem atendê-los.